sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

SUPREMO TEM 1.012 ADVOGADOS CADASTRADOS E 170 AÇÕES AJUIZADAS


Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 19/02/2010


O Supremo Tribunal Federal (STF) registra 1.012 advogados cadastrados com certificação digital para ingressar com petições eletrônicas no órgão. Segundo a Seção de Sistemas de Processamento Judiciário, o STF recebeu de novembro de 2009 a fevereiro deste ano 349 ações por meio eletrônico, 1/3 em fevereiro, quando se tornou obrigatório o peticionamento eletrônico para seis categorias de processos originários. Dos cadastrados, 52,95% têm como certificador o Conselho Federal da OAB (OAB). A resolução tornou obrigatório o ajuizamento eletrônico de seis classes processuais com tramitação iniciada na Suprema Corte: Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADC), Ações Diretas de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), Propostas de Súmula Vinculante (PSV) e Reclamações (Rcl).

SISTEMA MODERNO
Antes de 1º de fevereiro de 2010, os advogados tinham a opção de protocolar essas ações por meio eletrônico ou convencional, impresso em papel. O primeiro processo protocolado obrigatoriamente pelo sistema e-STF – Portal do Processo Eletrônico, deu entrada na Suprema Corte às 18:43:44 do dia 1º de fevereiro. Trata-se de uma reclamação ajuizada pela Prefeitura Municipal de Porto do Mangue, no Rio Grande do Norte. Segundo o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes (foto), a adoção do peticionamento eletrônico exclusivo para essas seis classes processuais é mais do que simples digitalização de processos. “Estamos falando de virtualização. O processo eletrônico, o processo virtual. Não se trata de copiar papel, mas de tratá-lo eletronicamente em sua dimensão. No máximo, se pode digitalizar petição inicial. Depois o despacho já será feito no próprio processo.”


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra