Djalma Oliveira
Jornal Extra - 24/08/2011
Os sindicatos que representam os servidores federais vão se reunir nesta quinta-feira no Ministério do Planejamento para discutir a proposta de aumento salarial para cerca de 500 mil funcionários de 13 categorias. No encontro, o governo deve responder se aceita ou não a contraproposta das entidades, que pedem um reajuste linear de 33% nos vencimentos básicos, a partir de janeiro de 2012. A União havia oferecido percentuais entre 2,3% e 31% na gratificação de desempenho, em julho do próximo ano.
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) espera fechar os detalhes do aumento até sexta-feira, o que torna esta uma semana decisiva para as negociações. A preocupação do secretário geral da entidade, Josemilton Costa, é com o término do prazo para o envio do Orçamento da União para 2012. O projeto tem que ser encaminhado ao Congresso Nacional até o dia 31 deste mês, mas ainda precisa passar pela Casa Civil.
O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, vem se reunindo para negociar com o funcionalismo federal desde o mês de junho.