quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Comissão mantém cargos comissionados na Secretaria da Micro e Pequena Empresa



Agência Câmara de Notícias     -     14/09/2011





A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, nesta quarta-feira, proposta que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério. A proposta (PL 865/11) retornou à comissão depois de ter recebido emenda em Plenário.

O relator na comissão, deputado João Maia (PR-RN), apresentou parecer pela aprovação do projeto na forma de substitutivo e pela rejeição de emenda apresentada em Plenário. A emenda de Plenário, apresentada pelo deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), pretendia suprimir a parte que cria cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS).

O relator, no entanto, não concorda com a ideia de que, ao transferir as competências dos ministérios para a Secretaria, os cargos comissionados ocupados pelos servidores que desempenham as atividades nos ministérios também deveriam ser remanejados. O texto aprovado cria 70 cargos em comissão, com impacto orçamentário previsto de R$ 6,5 milhões em 2011 e R$ 7,9 milhões nos anos seguintes, de acordo com o governo.

Economia solidária
Maia afirma que, apesar de reconhecer na iniciativa a boa intenção de economizar recursos públicos através de realocação de mão de obra, há outras considerações a serem feitas sobre o tema. “A motivação maior da criação da Secretaria é ampliar a estrutura de apoio às microempresas, aumentar sua área de atuação e coordenar o grande número de projetos distribuídos por vários órgãos públicos”, argumentou. “Assim, faz pouco sentido se imaginar que tal tarefa possa ser realizada com uma estrutura idêntica à atual”, concluiu.

Em seu parecer, o parlamentar retirou da proposta as menções ao Conselho Nacional de Economia Solidária, órgão atualmente ligado ao Ministério do Trabalho.

Vinculado à Presidência da República, a nova secretaria será responsável pela formulação de políticas voltadas às empresas de pequeno e médio porte, às cooperativas e às associações. A proposta modifica a Lei 10.683/03, que regula a organização da Presidência e dos ministérios.

Tramitação
O projeto, que tramita em regime de urgência constitucional, também está em análise pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive no mérito).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra