quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Luiz Fux encaminha plano do Judiciário



JORNAL DO COMMÉRCIO     -     15/12/2011






O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao Congresso que examine a proposta orçamentária oficial do Judiciário para 2012. O ministro atendeu a um pedido do sindicato que representa os trabalhadores da Justiça e do Ministério Público em Brasília. A entidade questionou a decisão do governo de fazer cortes na proposta do Judiciário.

"Considerando a documentação anexada na presente data pela Presidência da República, oficie- se às Mesas das Casas do Congresso Nacional para que apreciem a proposta de orçamento do Poder Judiciário oficialmente elaborada como integrante do projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2012", afirmou Fux.

COMEMORAÇÃO. A decisão foi comemorada por entidades representativas de funcionários da Justiça e do MP. Parte da categoria está em greve e tem organizado protestos nas imediações do Supremo. Eles querem a aprovação de um plano de reposição salarial, assim como os próprios ministros do STF.

Na ação analisada por Luiz Fux, o sindicato sustentou que a Constituição Federal garante a independência do Poder Judiciário, inclusive nos assuntos relacionados à elaboração de sua proposta orçamentária. "Não se questiona aqui a regular interferência existente entre os poderes com o fito de criar freios e contrapesos para proporcionar o equilíbrio necessário ao bem-estar social. O que se questiona é a interferência ilícita propiciada pela modificação da proposta orçamentária, inadmissível diante das normas constitucionais", argumentou o sindicato na ação.


AGÊNCIA ESTADO



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra