quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Senado chamou 519 aprovados no concurso de 2008



Agência Senado     -     25/01/2012





Apesar de oferecer apenas 150 vagas, em seu último concurso público, em 2008, o Senado acabou nomeando, ou seja, chamando, 519 candidatos aprovados. O número se refere a todas as nomeações publicadas no Diário Oficial e inclui, por exemplo, candidatos que não tomaram posse, permitindo que novos aprovados fossem chamados. O próximo concurso público, cujas provas objetivas serão aplicadas em março, oferece 246 vagas.

O número de nomeações do último concurso se deve, em parte, à quantidade de aposentadorias no Senado. Somente nos últimos dois anos, 531 servidores se aposentaram. Até 2015, esperam-se mais 690 aposentadorias. A nomeação de candidatos aprovados além do número de vagas previsto no edital depende de disponibilidade orçamentária e de decisão administrativa da Casa.

No último concurso, a nomeação de candidatos classificados além do número de vagas oferecidas no edital deu-se, em maior parte, para o cargo de analista de processo legislativo. Embora no edital fossem oferecidas 25 vagas, 89 candidatos foram nomeados, 64 a mais. Em seguida, aparecem os cargos de técnico de processo administrativo, com 50 nomeados além do número de vagas oferecidas no edital; de técnico de administração, com 44; e de analista legislativo na especialidade análise de sistemas, com 43 nomeações além do número inicial de vagas oferecidas.

Em números relativos, ou seja, considerando a proporção entre o número de candidatos classificados que foram nomeados e o número inicial de vagas, o cargo com mais nomeados foi o de analista na especialidade de publicidade e propaganda, para o qual era oferecida uma vaga. O número chamado foi onze vezes maior que o inicialmente previsto - 11 candidatos. Também se destacam os cargos de analista nas áreas de multimídia, com nove vezes mais nomeados que vagas oferecidas no edital; de análise de sistemas, com 8,16 vezes; e de revisão de conteúdos jornalísticos, com 8,5 vezes mais.

Cargos sem aprovados
Para alguns cargos, o número de nomeados foi menor que o número de vagas oferecidas no concurso. Nas provas para analista nas áreas de arquivologia e de engenharia civil, foram oferecidas, respectivamente, três vagas e uma vaga, mas não houve aprovados. O mesmo ocorreu com o cargo de técnico na especialidade operador de TV, para o qual foram oferecidas seis vagas, nenhuma delas preenchida. Já para os cargos de analista em tradução e interpretação e de técnico em videografismo, houve aprovados, mas em número inferior ao de vagas.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra