terça-feira, 22 de maio de 2012

Médicos federais: Garantia para a aposentadoria


Alessandra Horto
O DIA     -     22/05/2012




Rio -  O Ministério do Planejamento garantiu ontem à Coluna que a gratificação concedida aos médicos abrangidos pela Medida Provisória (MP) 586/12 poderá ser levada para a aposentadoria dos profissionais. A pasta garantiu também que não há hipótese de esse bônus ser retirado do contracheque dos médicos.

A chamada Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) será concedida aos médicos que podem ter, após aprovação da MP, redução de salários, aposentadorias ou pensões. A gratificação foi a saída encontrada pelo governo para evitar a redução de salários dos médicos, o que seria inconstitucional.

Os profissionais serão diretamente atingidos pela medida provisória porque os cálculos consideraram a jornada de 40 horas semanais e não as 20 horas regulamentadas.

O Planejamento informou ainda que as tabelas anexadas à medida provisória têm como objetivo organizar e adequar as regras e critérios estabelecidos em lei para a carreira de médico.

Reunião em Brasília

O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro e outros representantes da categoria vão se reunir hoje em Brasília com parlamentares para buscar apoio para a retirada dos artigos que estabelecem os valores para a jornada de 40 horas. Eles vão se encontrar também, à tarde, com técnicos do Ministério do Planejamento. Para os servidores, a mudança é inconstitucional.

Ato em Copacabana

Os médicos organizam um ato público para o próximo domingo, na Praia de Copacabana, às 10h, contra a proposta do governo federal. O sindicato vai promover também, toda segunda-feira às 19h, assembleias para definir as etapas que serão estabelecidas. O Sinmed-RJ fica na Avenida Churchill 97, 12º andar, no Castelo, Centro do Rio. 


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra