sábado, 20 de outubro de 2012

Regulamentação de greves do serviço público está na pauta do governo federal


Guilherme Oliveira
Contas Abertas     -     20/10/2012





Após a maior paralisação de servidores públicos dos últimos anos, o debate sobre a necessidade de regulamentação das greves do funcionalismo veio àtona. Diante dos prejuízos causados pela insegurança jurídica em relação às greves do serviço público, o governo federal já discute o tema internamente.


Além disso, dois projetos foram apresentados no Congresso, somando-se a um terceiro já existente.Porém, entidades sindicais não estão satisfeitas com o tom das abordagens.


Apesar de a Constituição prever que os servidores públicos devem exercer o direto à greve “nos termos e nos limites definidos por lei específica”, a lei complementar que regulamentaria o tema nunca foi feita e, portanto, os termos e limites não foram definidos.


Por isso, em 2007, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que fosse aplicada ao serviço público, provisoriamente, a Lei 7.783/89, que regulamenta as greves na iniciativa privada. A Corte ainda fixou o prazo de 60 dias para o Congresso Nacional preencher o vácuo legal. Como a determinação do STF não foi cumprida, a legislação da esfera privada é aplicada até hoje, mesmo sem atender às peculiaridades das greves do serviço público.


Diante do vácuo legal, o governo federal já iniciou discussões preliminares com o objetivo de elaborar proposta concreta que cumpra a necessidade de regulamentação, que envolve a Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT) do Ministério do Planejamento, o Ministério do Trabalho, a Casa Civil e a Advocacia-Geral da União (AGU).


"Ainda é tudo muito embrionário", informou representante da SRT, que comunicou ainda não haver prioridades definidas dentro do tema. "Nenhum ponto é considerado mais importante do queoutro. É preciso equilibrar todos os atores envolvidos para não prejudicar ninguém, nem os servidores e nem os cidadãos", afirma.


Apesar de não destacar áreas específicas, a SRT já sinalizou que o debate terá que passar também pela regulamentação das negociações coletivas – bandeira defendida pelas centrais sindicais. "Se há boa negociação no início do movimento, não tem greve", resumiu a representante da secretaria.


Neste ano, mais de 30 setores do funcionalismo federal realizaram paralisações. A soma dos movimentos configurou a maior greve de servidores públicos dos últimos anos no país.


As primeiras a parar foram asuniversidades, em 17 de maio. A última das greves, da Polícia Federal, encerrou-se no último dia 16. Entre essas datas, servidores do Judiciário, do Ministério Público, de agências reguladoras e empresas públicas e do Executivo cruzaram os braços, de forma orquestrada ou independente. Os servidores ganharam a promessa de um aumento salarial de 15,8% ao longo de três anos e de uma reestruturação das carreiras. O governo ficou com a conta e a necessidade de organizar a reposição do tempo perdido.

Propostas do Congresso


Atualmente existem três projetos de lei no Congresso Nacional tratando da regulamentação do direito de greve dos servidores públicos: dois no Senado Federal e um na Câmara dos Deputados.


A proposta mais recente, apresentada no último dia 11, é do deputado Roberto Policarpo (PT-DF). O mais detalhado (28 páginas) é o projeto do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que aguarda apreciação em plenário. O mais antigo é o projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), que ainda espera designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Essa proposta é, na verdade, cópia de projeto que Paim já havia apresentado à Câmara dos Deputados nos anos 90, quando era deputado federal.


Parlamentar que aborda o tema há mais tempo, o senador Paulo Paim critica a omissão congressual. "Apresentei o primeiro projeto há 20 anos. Nunca ninguém quis debater o tema, entendendo que não era necessário regulamentar. No momento em que os servidores fizeram greve com grande potencial, todo mundo quer regulamentar", comenta.


O senador Aloysio Nunes Ferreira também acha que o Congresso tem sido negligente.



Leia a íntegra em Regulamentação de greves do serviço público está na pauta do governo federal



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra