BSPF - 08/07/2013
Começaram nesta segunda-feira, 8, e vão até o dia 29, as
inscrições para o concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho,
autorizado pelo Ministério do Planejamento, por meio da Portaria 240, de
08/02/2013. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130.
Para seguir carreira é necessário possuir nível superior de
graduação em qualquer área. Todas as normas para a realização do concurso estão
no Edital Nº 1, publicado no dia 1º de julho no Diário Oficial da União.
São 100 vagas, cinco delas para pessoas com deficiência. O
processo seletivo será constituído de três etapas: a primeira com provas
objetivas, a ser realizada em 8 de setembro; a segunda constará de provas
discursivas, que serão aplicadas em 6 de outubro; e, por último, será aberta
sindicância de vida pregressa.
Os aprovados serão integrados ao quadro de pessoal do
Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília, ou em qualquer unidade
administrativa, como as Gerências Regionais espalhadas pelo país.
O quadro da fiscalização trabalhista conta atualmente com
2.840 Auditores-Fiscais e o número de vagas oferecidas neste certame é
insuficiente para preencher os cargos vagos na carreira, atualmente 800.
Para cumprir a determinação da Convenção nº 81 da OIT são
necessários a contratação de mais 5.800 Auditores-Fiscais do Trabalho nos
próximos três anos. Neste sentido, o Sinait continuará trabalhando e
reivindicando uma política permanente de concursos públicos para que o quadro
seja recomposto e ampliado para mais de 8 mil Auditores-Fiscais do Trabalho.
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