quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Presidente Dilma sanciona com vetos adicional de fronteira


BSPF     -     04/09/2013




A presidente Dilma Rousseff sancionou na segunda-feira (2) e foi publicada nesta terça-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 12.885/13, que institui a indenização de fronteira aos policiais federais, aos policiais rodoviários federais e ainda aos fiscais do Trabalho, agropecuários e da Receita Federal do Brasil.

Ao sancionar o projeto de lei, Dilma vetou ao parágrafo 2°, incisos 2 e 3, e principalmente o artigo 5°, que tratava da retroatividade do pagamento até o mês de janeiro deste ano. Os vetos serão analisados pelo Congresso num prazo de 30 dias.

Tramitação

Na Câmara, o projeto do Executivo tramitou como PL 4.264/12; e no Senado, Casa revisora, a matéria foi examinada sob o número de PLC 47/13.

Vetos presidenciais

Os vetos da Presidência da República às matérias aprovadas pelo Congresso terão de ser analisados e votados pelos parlamentares em até 30 dias.

A medida, aprovada no dia 11 de julho em sessão conjunta da Câmara e do Senado, será aplicada aos vetos publicados a partir de 1º de julho. Quando o prazo não for respeitado, a pauta do Congresso ficará "trancada" – ou seja, não haverá nenhuma outra votação, até uma decisão em relação à manutenção ou rejeição do veto.

Os vetos anteriores a 1º de julho – cerca de 1.700 – não serão submetidos às novas regras. Por causa disso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que agora haverá dois tipos de vetos: os que trancam a pauta (publicados a partir de julho deste ano) e os que não trancam (anteriores a julho).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra