terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Condsef defende reajuste salarial de 27,03% e promove ato nesta quarta


Folha Vitória‎     -     24/02/2015




Brasília - Em meio a um cenário de ajuste fiscal, começa nesta quarta-feira, 25, a campanha salarial promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). A entidade, que pede 27,03% de reajuste para todos os servidores públicos federais do País, inclusive aposentados e pensionistas, organizou um ato para amanhã, em frente ao ministério do Planejamento.

De acordo com o secretário-geral do Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva, o último acordo com o governo foi feito em 2012, após greves de servidores de vários órgãos em todo o País. Neste ano, a proposta apresentada ao governo leva em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais ganho real de 2%. O aumento atingiria um universo de 1,3 milhão de trabalhadores. "Estamos preparados para fazer uma grande greve", afirmou o secretário, sobre a possibilidade de não haver acordo.

Questionado sobre o atual momento de aperto fiscal, Silva disse que o governo tem espaço para ampliar esse tipo de gasto. "A despesa com pessoal do governo tem que ser de até 50% da receita líquida da União. Ano passado, esse número ficou em 31,12%. Há uma margem de 18% para continuar negociando", afirmou. "Não existe esse alarde que eles estão fazendo", afirmou o secretário.

Por meio de nota, o ministério do Planejamento informou que convidou as entidades representativas dos servidores federais para uma reunião com o ministro Nelson Barbosa no dia 20 de março. "No encontro, o ministro ouvirá os representantes dos servidores, fará uma apresentação abordando a conjuntura econômica de 2015 e falará sobre as diretrizes que nortearão o processo de negociação deste ano", diz o informativo.

Para Silva, o agendamento da reunião para daqui a quase um mês é a forma que o governo encontrou para acalmar os sindicatos, enquanto ganha tempo. "A intenção é boa, mas está muito dilatado esse prazo", disse.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra