Agência Brasil
- 25/09/2015
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em
14 estados decidiram retomar as atividades na próxima segunda-feira (28). O
retorno da totalidade dos servidores ainda depende de decisão, em assembleias,
na tarde de hoje (25), em estados que ainda não se manifestaram sobre o fim do
movimento. Caso decidam pelo fim da greve, o atendimento ao público começa na
próxima terça-feira (29) em todo o país.
Já o atendimento na área das perícias médicas deve continuar
restrito: apenas 30% dos profissionais do setor estarão nas agências do INSS.
Os médicos – em greve há 21 dias - sequer abriram negociações com o governo
sobre o reajuste salarial. O diretor da Associação dos Médicos Peritos, Luiz
Argolo, informou que tem a expectativa de que as negociações possam começar nos
próximos dias.
Pela proposta do governo, os servidores do INSS vão receber
aumento salarial de 5,5%, em 2016, e de 5%, em 2017, bem abaixo do pleiteado,
que era 27%. A greve dos servidores completa hoje (25) 81 dias. Acordo entre as
entidades sindicais e o governo prevê que o dinheiro descontado da folha de
pagamento pelos dias não trabalhados será reposto, desde que os trabalhadores
cumpram jornadas extras.
Os servidores do INSS são vinculados a uma das seguintes
entidades sindicais: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em
Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) ou Confederação
Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS).
INSS
Em nota distribuída hoje à imprensa, o INSS informou que,
com a apresentação das propostas do governo às reivindicações dos servidores, e
com a previsão da assinatura de acordo entre as entidades sindicais e o
governo, na próxima semana, o Instituto espera que o atendimento à população
seja normalizado nos próximos dias.
Acrescenta a nota que, para evitar maiores transtornos e
deslocamentos desnecessários aos segurados, o INSS orienta que, antes de
procurar uma agência, o cidadão entre em contato com a Central 135 para obter
informações sobre a situação do atendimento e os serviços disponíveis.