quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Servidores protestam


Vera Batista
Correio Braziliense     -     03/09/2015




Apesar da pressão dos servidores do Judiciário, não aconteceu, ontem, a sessão do Congresso Nacional que avaliaria 26 vetos da presidente Dilma Rousseff, inclusive o que nega o reajuste entre 53% e 78% para a categoria - aprovado por unanimidade pelos parlamentares em 30 de junho. Cerca de mil trabalhadores ocuparam a parte externa do Congresso a partir de 8h, com buzinaço e batucada.

No plenário, a reunião começou com bate-boca agressivo entre o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) e o deputado Danilo Forte (PMDB-CE). Segundo a oposição, o Executivo usou todo o tipo para estratégia de derrubar a sessão por falta de quorum. O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), nem sequer apareceu no plenário. Quem presidiu a sessão foi o deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

"Tivemos informações de que, à noite, o Executivo enviou mensagens de whatsapp e SMS para sua base, ordenando o esvaziamento da reunião. Mas nossa luta vai continuar até a derrubada do veto", explicou Ednete Bezerra, diretora do Sindicato dos Servidores (Sindijus-DF).

A próxima sessão para avaliar os vetos acontecerá em 8 de setembro. Segundo o Ministério do Planejamento, o aumento reivindicado pelos servidores teria impacto de R$ 25,7 bilhões nos cofres públicos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou um reajuste em 41,47%, em oito parcelas semestrais, para os funcionários do Judiciário. E, ao mesmo tempo, autorizou para os magistrados das cortes superiores aumento de 16,38%, já em 2016.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra