Correio Braziliense
- 19/11/2015
Consumidores estão revoltados com o reajuste estabelecido
pela Geap na terça-feira (17). O conselho de administração do plano de saúde,
que atende funcionários públicos, aprovou aumento de 37,5%, a partir de 1º de
fevereiro de 2016.
O presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da
Receita Federal, Vilson Antonio Romero, acredita que muitos servidores não
conseguirão manter o plano de saúde pela falta de aumento salarial. "Os
funcionários não terão aumento em janeiro e se tiverem será em novembro, com um
percentual equivalente a 5,5%. Isto inviabiliza a manutenção do serviço",
lamenta.
Ele considera o reajuste abusivo e garante que as medidas
judiciais cabíveis estão sendo tomadas para evitar a alta. Pelas contas de
Romero, em um curto espaço de tempo 800 mil trabalhadores e seus dependentes
terão de abrir mão da assistência médica oferecida. A correção de preço
incidirá sobre o valor integral dos planos e a mensalidade a ser paga pelo
beneficiário da Geap vai depender da contribuição per capita do órgão ao qual
está vinculado.
Justiça - Para o advogado Thiago Lopes da Silva, 29 anos,
esse aumento é incabível, já que os serviços não atendem o beneficiário de
maneira completa. "O plano é da minha mãe, mas sou eu quem administro,
pois ela está impossibilitada. O serviço oferecido é péssimo e eu já cansei de
brigar na Justiça contra a instituição", afirma.
Assim como ele, a administradora Gabrielle Americano, 37
anos, também controla o plano de saúde do pai que está doente. "Eu só não
troco o serviço, pois nenhum outro aceitará as condições de saúde do meu pai.
Já pago R$ 900 e procurarei ajuda na Justiça, pois não há condições de arcar
com quase 40% a mais para 2016”.
O presidente do conselho de administração do plano, Ronald
Acioli da Silveira, informou que a Geap fará uma ampla campanha de
esclarecimento aos beneficiários sobre o custeio para o próximo ano.
Na contramão
Apesar de o aumento incomodar muitos beneficiários, a
servidora pública Roberta Haddad, 30 anos, está satisfeita com a instituição. "É
lógico que ninguém quer pagar mais caro, ainda mais com as dificuldades
financeiras que temos enfrentado, mas eu gosto muito da Geap e nunca me
decepcionei com os serviços prestados", afirma. Roberta diz que é
conveniada há 8 meses e optou pelo plano por indicação de um amigo. "Os
trabalhos são sempre rápidos e eficientes", completa.