terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Governo vai dar aumento diferenciado a servidores


Leandra Peres
Valor Econômico     -     05/01/2016




Brasília - O governo vai romper a regra dos últimos quatro anos e conceder reajustes diferentes para os funcionários públicos considerados servidores de Estado e de carreira geral. Os aumentos vão ficar abaixo da inflação ocorrida em 2015 e prevista para 2016. Com a medida, o governo terá um gasto extra de R$ 3,9 bilhões neste ano e de R$ 15 bilhões por ano entre 2017 e 2019.

A maior parte dos servidores terá reajuste de 5,5% em agosto e mais 5% em janeiro. Os funcionários das carreiras de Estado, no entanto, fecharam um acordo com reajuste de 27,9% divididos em quatro anos. Os militares também tiveram a garantia de uma correção de 25,5% entre 2016 e 2019.

A regra aplicada pelo governo nos últimos anos estabelecia correções lineares para todas as carreiras. A prática de diferenciar e dar prioridade a reajustes mais elevados para as carreiras de Estado foi adotada no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

As carreiras de Estado incluem a elite do funcionalismo público. Entre as categorias que aceitaram o acordo com o governo estão as do Banco Central, analistas do Tesouro Nacional e da Controladoria-Geral da União, da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O governo continua a queda de braço com servidores da Receita, diplomatas, policiais federais e rodoviários, que não aceitaram o reajuste proposto.

Caso as atuais projeções para a inflação se confirmem, as carreiras de Estado e os militares passarão a ter aumentos reais a partir de 2017. A expectativa do mercado é de aumento de preços de 5,2% em 2017, enquanto o aumento previsto para os salários dessas categorias no mesmo ano é de 6,99% e 6,59%, no caso dos militares.

Além dos aumentos de salários, o governo concordou com reajustes de benefícios como auxílio alimentação, creche e assistência-saúde. A partir de janeiro, as gratificações por desempenho passarão a integrar o cálculo das aposentadorias do setor público.

A decisão de fazer acordos plurianuais de reajuste com o funcionalismo começou no governo Lula e é vista como vantajosa para a União.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra