segunda-feira, 11 de julho de 2016

Técnicos do BC em greve defendem nível superior para o cargo


BSPF     -     11/07/2016




Técnicos do Banco Central entraram em greve para pedir a modernização da carreira. A categoria quer mudanças no critério de acesso ao cargo de técnico, passando a exigir nível superior.

Atualmente, a exigência do posto é de que o candidato no concurso público tenha nível médio. Eles pedem a aprovação de um projeto de lei que prevê, além dessa alteração, reajuste salarial a servidores públicos de diversos órgãos, como Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União e Advocacia-Geral da União.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central, Willekens Brasil, a greve é uma forma de forçar a aprovação da medida.

O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora está no Senado. Nesta terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos vai analisar o caso.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a proposta que prevê reajuste salarial, mas separou do texto a parte que garante as mudanças na carreira de técnico do Banco Central.

A separação foi proposta pelo senador Ricardo Ferraço do PSDB. Ele pediu que esse dispositivo fosse votado separadamente, porque, na opinião dele, as atribuições do cargo não justificam a exigência de nível superior.

Ele explicou que a lei assegura que os técnicos devem exercer atividades técnicas e administrativas complementares ao trabalho dos analistas, além de atividades de suporte e apoio técnico.

E completou dizendo que a elevação do requisito de ingresso gera reflexos financeiros no futuro e restringe o acesso ao cargo para aqueles que não tenham nível superior.

Fonte: Radioagência Nacional


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra