BSPF - 24/08/2017
Solução digital contém informações sobre a gestão de pessoas
no governo federal
Os dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP) foram
atualizados pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). A
partir de agora, a solução digital conta com informações sobre a gestão de
pessoas no governo federal até julho de 2017. Entre as novidades estão a seção
de “Cargos e Funções” e também uma funcionalidade que permite analisar os dados
referentes ao Governo do Distrito Federal (GDF).
“As novas funcionalidades disponibilizadas vão ampliar a boa
experiência de uso do cidadão que acessar o painel”, afirma Augusto Chiba,
secretário de Gestão de Pessoas do MP.
A partir de agora, ao acessar o PEP, na seção “Cargos e
Funções”, o usuário irá visualizar com mais clareza quais são as informações
sobre cargos comissionados e sobre funções e gratificações técnicas,
separadamente.
Ao selecionar a subseção “Cargos de Direção e Assessoramento”,
será apresentada a quantidade dos ocupantes de cargos e funções destinados ao
exercício de atividades de direção, chefia e assessoramento – como, por
exemplo, do Grupo Direção e Assessoramento Superior (DAS) – para pessoas com ou
sem vínculo com a administração pública federal - e das Funções Comissionadas
do Poder Executivo (FCPE).
Já a subseção “Funções e Gratificações Técnicas"
apresenta informações sobre o quantitativo de funções e gratificações
destinados à retribuição por atividades que requerem conhecimentos técnicos,
especializados ou experiência, e que se destinam exclusivamente para servidores
concursados. Todas as pesquisas podem ser realizadas de acordo com o órgão,
região do país, sexo dos ocupantes, entre outros filtros.
Outra novidade foi a inserção dos botões “Com GDF/ Sem GDF”
em todas as seções do PEP. O objetivo é facilitar a visualização do escopo
“Poder Executivo Federal”, não sendo mais necessário filtrar os dados, como era
anteriormente. A plataforma permite também sugestões de melhorias e ajustes nos
conceitos, visando suprir o usuário de informações estatísticas de qualidade do
serviço público federal.
O PEP foi lançado oficialmente em 22 de junho. Desenvolvido
pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), o painel concentra informações
sobre despesas, distribuição e perfil do pessoal civil e militar do Poder
Executivo Federal, e das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros
Militar do Distrito Federal.
Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão