terça-feira, 20 de novembro de 2018

Câmara homenageia os cinquenta anos de criação da Receita Federal do Brasil


Agência Câmara Notícias     -      20/11/2018




A Câmara dos Deputados promoveu sessão solene nesta terça-feira (20) em homenagem pelos 50 anos de criação da Receita Federal do Brasil.

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, destacou que a Receita Federal realiza um trabalho essencial para o Estado e para a sociedade por administrar os tributos da União e reprimir o contrabando e o descaminho de mercadorias. Segundo ele, a instituição ajuda na formulação da política tributária e alfandegária e na elaboração do orçamento da União. “Com profissionalismo e transparência, a Receita Federal e seus servidores vêm cumprindo com louvor a missão institucional de exercer administração tributária e aduaneira com justiça fiscal e respeito ao cidadão em benefício da sociedade”, disse Maia.

O deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), um dos que propôs a solenidade, destacou que a Receita está presente no cotidiano dos cidadãos tanto nas declarações de imposto quanto por meio das agências, inspetorias e delegacias. Ele lembrou que, pela Constituição, deve haver limite à capacidade do estado de tributar, mas que a Receita tem papel fundamental no aumento da arrecadação devido ao combate à sonegação. “O tributo financia as áreas de saúde, educação, transporte, saneamento básico, entre outras“, ressaltou.

O Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, destacou que a carga tributária é resultado da despesa pública. "A função da Receita Federal é de arrecadar de forma eficiente, transparente e eficaz, financiar o gasto público que não é definido pela Receita Federal, que é decidido por meio do Congresso Nacional. "

Para o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), a Receita Federal é um órgão de estado de suma importância. Ele lembrou que a estrutura criada unificou diversos departamentos num único órgão, como o de rendas internas, o de rendas aduaneiras, o do imposto de renda e o de arrecadação, agregando ainda algumas atividades hoje desempenhadas pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. “Foi o embrião para o nascimento da estrutura organizada que temos hoje, desempenhando atividades correlacionadas às áreas de tributação, fiscalização, arrecadação e aduana.”

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, entregou uma medalha comemorativa dos 50 anos do órgão aos deputados presentes. Para ele, a instituição se consolidou como um grande patrimônio do povo brasileiro. Segundo Rachid, no ano de 2017, a Receita Federal arrecadou mais de R$ 1,3 trilhão. “E temos nos esforçado para sustentar os níveis de arrecadação atuais de maneira a provermos ao Estado os recursos imprescindíveis a sua atuação por meio das políticas públicas”, disse.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da atual reforma tributária, aproveitou a presença dos secretários para criticar o sistema tributário atual e defender uma reforma que crie impostos mais simples. “O sistema tributário brasileiro mata as empresas, mata os empregos e mata a economia. Ele é iníquo, anárquico, um manicômio do ponto de vista jurídico. Não poderíamos nunca ter dividido a base de consumo em três”, avaliou.

Mais tarde, Hauly se encontrou com a equipe econômica do futuro governo Bolsonaro e voltou a defender a reforma que cria um imposto único sobre consumo, chamado IVA, Imposto Sobre Valor Agregado.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra