sexta-feira, 14 de junho de 2019

STF adia votação de ação que pode fixar data-base para reajuste salarial de servidores


BSPF     -     14/06/2019




O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou o julgamento da ação que pode garantir a fixação de uma data-base para o reajuste anual dos salários dos servidores. A votação estava prevista para esta quinta-feira (dia 13), mas o julgamento foi adiado por falta de tempo para a apreciação da matéria na pauta do dia. Ainda não há uma nova data para os ministros votarem o recurso.

A Constituição Federal garante o direito à revisão anual dos pagamentos, no entanto, não há uma regulamentação que estabeleça a data para a concessão do reajuste.

O recurso que está em julgamento no Supremo tramita na Justiça há 12 anos e pode estabelecer um calendário único para todos os funcionários públicos federais, em princípio, e também para os servidores estaduais e municipais, por jurisprudência (a decisão do STF poderia ter um efeito-cascata sobre ações pleiteando o mesmo direito em outras esferas).

Em 2014, o julgamento foi suspenso porque o ministro Dias Toffoli pediu vistas. À época, quatro ministros foram contrários à ação. O relator do recurso, Marco Aurélio Mello, foi favorável e propôs repercussão geral para o caso.

No mês passado, integrantes de entidades que representam os servidores entregaram um documento ao ministro Toffoli na tentativa de sensibilizar o STF a favor do funcionalismo público.

Por Camilla Pontes

Fonte: Jornal Extra


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra