quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Proposta susta trechos de decreto sobre concursos públicos


Agência Câmara Notícias     -     01/08/2019




O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 394/19 susta parcialmente o Decreto 9.739/19, em que a gestão Jair Bolsonaro estabelece normas para concursos públicos, finalidades, competências e estrutura do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg).

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e visa especificamente os trechos que tratam de normas sobre concursos no Poder Executivo federal. “É entendimento prevalecente na doutrina e na jurisprudência que a validade de um decreto presidencial pressupõe a existência de lei a ser regulamentada”, afirmou o autor, deputado Luiz Flávio Gomes (PSB-SP).

“Assim, admitir-se um decreto presidencial que aborda assuntos reservados à lei ao pretexto de auto-organização do Poder Executivo representaria um desprezo à constitucionalidade e à legalidade inexoravelmente exigida aos atos regulamentares, razão pela qual o decreto há de ser sustado”, continuou o parlamentar.

O decreto detalha critérios e procedimentos a serem adotados para definir níveis hierárquicos e o quantitativo de profissionais nas unidades da administração. Aponta diretrizes a serem adotadas visando o fortalecimento da capacidade institucional, bem como procedimentos e trâmites a serem adotados para a apresentação de propostas para organização e inovação das entidades.

Trata ainda de concursos públicos e contratação excepcional de pessoal para atender necessidades temporárias. Apresenta também regras para criação, transformação ou extinção de cargos; para o remanejamento ou redistribuição de cargos e funções públicas; para a criação, reorganização ou extinção de órgãos e entidades; para a aprovação ou revisão de estatutos e estruturas regimentais.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra