quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Ação obriga MJ a nomear servidores efetivos para cargos comissionados

BSPF     -     06/02/2020




Sindsep-DF ganha ação que garante concursados em cargos de confiança no Ministério da Justiça. O governo ainda pode recorrer da sentença, mas para o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, o resultado é muito positivo

O juiz federal substituto da 22ª Vara Federal Cível do DF, Ed Lyra Leal, julgou procedente o pedido do Sindsep-DF para que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) cumpra a Portaria nº 575, de 11 de maio de 2016, que estabelece percentual de 50% dos cargos comissionados do grupo de Direção e Assessoramento Superiores – DAS 1 a 3, por unidade organizacional, para ocupação por servidores efetivos do quadro de pessoal do órgão.

O governo ainda pode recorrer da sentença, mas para o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, o resultado é muito positivo, embora a ação seja de 2017 (ainda no governo Temer), seus efeitos recaem sobre a administração de Bolsonaro e Moro. “É uma sinalização ao governo que vem trabalhando para retirar direitos dos trabalhadores do setor público que não vamos ficar parados diante dos abusos contra o funcionalismo público“, afirmou Neves, que considera difícil o governo reverter a situação, embora caiba recurso.

Na decisão, o juiz substituto ressalta que o percentual determinado pela portaria não pode ser descumprido por parte da administração, mesmo sob o pretexto de que houve alteração na estrutura do ministério, como argumentou à época o governo Temer.

Fonte: Sindsep-DF


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra