quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Reforma administrativa seguirá para o Congresso após o carnaval


Correio Braziliense     -     20/02/2020




Proposta de reformulação do funcionalismo público, em análise por Bolsonaro, inclui servidores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Texto só deve ser encaminhado ao Congresso após o feriado de carnaval

O presidente Jair Bolsonaro está fazendo as últimas avaliações sobre o projeto para a reforma administrativa. Caso acate as sugestões da equipe econômica, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que será encaminhada à Câmara pegará servidores dos Três Poderes.

Técnicos da equipe econômica explicam que, até bem pouco tempo, o consenso era de que servidores do Legislativo e do Judiciário não seriam alcançados pelas medidas, mas se decidiu por incluí-los no projeto que foi entregue ao presidente.

Os técnicos reconhecem, porém, que será difícil a reforma atingir plenamente os servidores do Legislativo e do Judiciário. No entanto, servirá de parâmetro para que os dois Poderes possam adequar suas regras às vigentes no Executivo depois de aprovados os ajustes. Juízes e deputados devem ficar fora de qualquer mudança.

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que todos os servidores deveriam entrar na reforma administrativa, mesmo magistrados e parlamentares, de forma a dar exemplo de que não se está mantendo privilégios.

O problema é que a política está falando mais alto. E não se sabe até que ponto Bolsonaro está disposto a comprar a reforma por completo. Estrategicamente, a equipe de Guedes tratou de alguns pontos do texto de forma genérica, para que possam ser regulamentados por lei.

A torcida no Ministério da Economia é para que Bolsonaro interfira o menos possível no projeto de reforma administrativa para que a PEC possa ser encaminhada rapidamente ao Legislativo. Mas, ao que tudo indica, a matéria não será enviada antes do carnaval, de acordo com uma fonte do governo. A ideia do ministro era que o Congresso a recebesse nesta quinta-feira (20/2).

Um consenso nos corredores do Congresso, que começa a ser formado, é de que a proposta de emenda à Constituição (PEC) vai chegar magrinha, pois só deverá ter impacto para os novos servidores. Na opinião da economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria, o texto não deverá apresentar uma redução drástica no número de servidores, muito menos um grande impacto fiscal, porque, possivelmente, será gradual, ao longo de 20 anos. “O mais importante é que o governo consiga fazer uma reestruturação das carreiras, ampliando o prazo para o concursado atingir o pico do cargo, pois, hoje, o salário inicial é muito alto se comparado com o setor privado. É preciso acabar com as promoções automáticas no serviço público”, defendeu.

Em meio às resistências entre os servidores, a equipe econômica já vem antecipando um fatiamento da reforma, que terá uma PEC e projetos que devem regulamentar a reestruturação de carreiras, por exemplo. Outra parte da reforma foi incluída na PEC Emergencial, enviada ao Senado no fim do ano passado: a 186/2019. Essa matéria cria gatilhos emergenciais, como congelamento de salários, redução de jornada e proibição de concursos se houver desequilíbrio fiscal, como o comprometimento de 95% da receita com despesas correntes.

Um dos pontos mais polêmicos da proposta é a estabilidade, um dos principais motivos de impasse entre Guedes e Bolsonaro. O ministro defende estabilidade apenas para servidores das carreiras de Estado, mas o presidente vem evitando mexer nesse vespeiro desde o ano passado e adiando a proposta.

Resistência

Antes mesmo de chegar ao Congresso, a reforma administrativa já tem resistência forte. O deputado e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, na...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra