sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Reforma muda contrato de servidor e reduz estabilidade

Correio do Povo de Alagoas     -     07/02/2020




Mais de 95% dos servidores recebem bonificação máxima por seu desempenho e cerca de 60% das gratificações continuam a ser pagas mesmo após o funcionário se aposentar.

O governo vai propor, no projeto de reforma administrativa, a possibilidade de contratação de funcionários públicos fora do Regime Jurídico Único, que garante a estabilidade dos servidores no emprego. Na Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que será encaminhada ao Congresso ainda neste mês, serão abertas novas formas de vínculo e a estabilidade será exclusivamente para carreiras típicas de Estado, como auditores fiscais e diplomatas.

E a ideia é que, mesmo para as carreiras com direito a estabilidade, o benefício só seja conquistado após um estágio probatório de dez anos, prazo para o funcionário provar que se enquadra na função e tem vocação para o serviço público. Além de prever contratos temporários, o setor público poderá, conforme a proposta do governo, contratar por prazo indeterminado e sem estabilidade.

Diagnóstico feito pela equipe econômica concluiu que a máquina administrativa federal custa muito caro, tem baixa produtividade e é totalmente descolada da realidade do país. Em 2018, o gasto com pessoal da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) somou o equivalente a 13,8% do PIB e, se nada for feito, chegará a 14,8% do PIB em 2030. Trata-se de um percentual muito superior ao de outros países emergentes, como a Colômbia (7,3% do PIB) e mesmo de nações ricas, como os Estados Unidos (9,5%), ou a União Europeia (9,9%).

Geralmente, planos e carreiras são criados para conceder aumentos salariais, uma forma de driblar as regras do Regime Jurídico Único, que prevê isonomia salarial entre as várias carreiras. Hoje, há 319 planos e carreiras na máquina federal e 440 rubricas na folha de salários, sendo que 369 não têm equivalência com profissões do setor privado.

Além disso, o sistema de avaliação não funciona. Mais de 95% dos servidores recebem bonificação máxima por seu desempenho e cerca de 60% das gratificações continuam a ser pagas mesmo após o funcionário se aposentar.

(Valor Econômico)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra