segunda-feira, 23 de março de 2020

GDF vai ao STF para obrigar Bolsonaro a liberar servidores federais para home office


CB Poder     -     23/03/2020




O governo de Ibaneis Rocha entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o presidente Jair Bolsonaro a liberar os servidores públicos federais a trabalharem de casa, como forma de aderir à quarentena que grande parte da população do Distrito Federal adotou. 

Servidores do DF e do Judiciário já estão em isolamento social, mas a Esplanada dos Ministérios continua lotada de gente.

Na ação, a Procuradoria -geral do DF afirma que esse esforço de reclusão será em vão se o funcionalismo federal não parar. “O objetivo visado pelas autoridades do Distrito Federal e pela cúpula do Poder Judiciário sofrerá enorme prejuízo quanto ao resultado perseguido caso a ré (União) não venha a impor idênticas medidas aos servidores e empregados públicos que atuam no âmbito dos órgãos federais instalados no território do Distrito Federal”. 

A Procuradoria-geral do DF argumenta também que, por iniciativa do Executivo, o Congresso aprovou na sexta-feira (20/03) decreto legislativo que reconhece estado de calamidade pública no país por conta da pandemia do novo coronavírus. 

O governo federal ficou dispensado de cumprir as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. Logo, o momento é excepcional. 

Entre os ministérios, não há regras unificadas. Algumas pastas como Turismo e Meio Ambiente liberam seus funcionários para teletrabalho. Outros estudam o que fazer. 

No mundo todo há medidas de confinamento. No fim de semana, a Itália apertou ainda mais o cerco para manter as pessoas em casa. Para se ter uma ideia, a multa para quem não manter uma distância mínima de um metro em relação a outra pessoa terá de pagar multas de até 5 mil euros.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra