quarta-feira, 10 de junho de 2020

Gestão de Pessoal: Economia autoriza contratação temporária de 522 profissionais para atuar no Exército

 

BSPF     -     10/06/2020


Vagas se destinam a profissionais de nível superior e de nível médio para atividades nas áreas de infraestrutura, cartografia, ações de logística e outros projetos

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e o Ministério da Defesa autorizaram o Comando do Exército a contratar temporariamente 522 profissionais. A autorização foi dada por meio da Portaria Interministerial nº 13.668, publicada na segunda-feira (8/6) no Diário Oficial da União. A norma traz também um anexo com a relação dos cargos a serem preenchidos. 

O governo federal autorizou nos últimos dois meses a contratação de 19.757 profissionais com vínculo temporário. Elas foram realizadas com base na Medida Provisória 922, de 2 de março deste ano, que ampliou e atualizou o rol de atividades consideradas de excepcional interesse público previsto na Lei 8.745 de 1993. 

O reforço para o Comando do Exército beneficiará o Departamento de Engenharia e Construção, que receberá 412 profissionais de nível superior ou médio, divididos em 28 funções; já o Departamento de Ciência e Tecnologia abrirá 100 vagas temporárias para técnico de nível médio e outras 10 para agente administrativo. Os profissionais irão atuar em atividades relacionadas a projetos e obras de engenharia de construção, obras públicas de infraestrutura, atividades de mapeamento cartográfico terrestre, ações de logística e implantação de projetos estratégicos. 

Edital 

Os candidatos interessados deverão participar de um processo seletivo simplificado. O edital de abertura das inscrições, a cargo do Comando do Exército, deverá prever a área de atuação, a descrição das atribuições, a remuneração e o prazo de duração do contrato. 

A Medida Provisória 922 está em tramitação no Congresso Nacional e tem validade até dia 29 deste mês. O principal objetivo da MP é atualizar as regras da legislação que prevê as contratações temporárias na administração pública federal. Entre as inovações estão a possibilidade de contratação de servidores aposentados e a inclusão de atividades de caráter preventivo e de ajuda humanitária nas hipóteses previstas na Lei de 1993. 

Desde a publicação da MP 922, o Ministério da Economia já autorizou a contratação de 19,7 mil profissionais por tempo determinado. Além das 522 vagas para o Comando do Exército, foram autorizadas 1.481 vagas para o Ibama; 8.230 vagas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); 9.275 vagas para o Ministério da Saúde (MS), das quais 4.117 para os hospitais federais do Rio de Janeiro e outras 5.158 destinadas a ações emergenciais de enfrentamento da covid-19); e 249 vagas para o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). 

As vagas abertas pelo INSS e pelo MDR foram todas direcionadas a servidores públicos federais aposentados, conforme prevê a Medida Provisória. A finalidade do trabalho temporário nesses órgãos é reduzir o passivo processual.

Fonte: Ministério da Economia


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra