domingo, 13 de setembro de 2020

Governo estuda criar espécie de seguro-desemprego para servidores sem estabilidade

 Jornal Extra      -     13/09/2020


Após apresentar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a estabilidade para a maioria das carreiras do funcionalismo público federal, o governo estuda criar agora mecanismos de proteção similares aos da iniciativa privada. Segundo Caio Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a ideia é que esses novos instrumentos cumpram papéis semelhantes aos do seguro-desemprego e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): 

— Não serão obviamente os mesmos instrumentos, mas a ideia é que eles forneçam a segurança necessária para o servidor que será investido nesse novo tipo de vínculo.

A intenção é que esses novos direitos sejam direcionados aos servidores contratados pelo vínculo por tempo indeterminado, criado pela reforma administrativa. 

— Esses servidores continuarão tendo que prestar concurso público e passar pelo vínculo de experiência. Somente depois serão efetivados, porém sem a prerrogativa da estabilidade. As hipóteses de desligamento estarão previstas em lei, e ninguém poderá ser demitido sem o devido processo administrativo — explica o secretário. A criação dessas espécies de FGTS e seguro-desemprego terá que ser feita por meio de...

Leia a íntegra em Governo estuda criar espécie de seguro-desemprego para servidores sem estabilidade


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra