segunda-feira, 24 de junho de 2013

Greve do Dnit


BSPF     -     24/06/2013 




Servidores do Dnit em todo o Brasil dão início a uma greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira, 25. A expectativa do movimento, aprovado em plenária nacional no início deste mês, é conquistar avanços nos processos de negociação que contam com participação de representantes dos ministérios do Planejamento, Transportes e o próprio Dnit. O órgão está entre as categorias que não aceitaram acordo com o governo no processo de negociações do ano passado. 

Este ano, o próprio governo apresentou um roteiro de reuniões para tentar superar os conflitos com o setor. Como o processo mostra-se bastante lento e a evolução das conversas não aponta para a solução do impasse instalado os servidores consideraram este o momento certo para buscar a pressão necessária que garanta atendimento dos itens mais urgentes da pauta de reivindicações, já apresentada.

A categoria ouviu rumores de que uma reunião seria convocada pelo governo ainda hoje para tentar novamente buscar soluções para as demandas colocadas. Mas até o fechamento desta nota a Condsef não recebeu qualquer confirmação oficial do governo sobre a realização deste encontro.

Com a greve dos servidores do Dnit muitos projetos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) devem ser afetados. Para a categoria o governo buscou o problema na medida em que não teve habilidade para solucionar o conflito e não deu tratamento adequado aos seus servidores. A Condsef ainda acrescenta que o PAC até o momento gerou grandes benefícios a empreiteiras e grandes empresas enquanto os trabalhadores carregam apenas o ônus deste processo ficando a mercê de condições inadequadas de trabalho.

A greve no Dnit, que conta com mais de 2.700 servidores ativos em todo o Brasil, é uma realidade e é de responsabilidade do governo que forçou os trabalhadores a tomar essa decisão extrema frente ao conflito instalado. Os servidores seguem abertos ao diálogo e esperam que o governo tenha responsabilidade e apresente uma proposta capaz de dissolver os impasses e que o diálogo entre Planejamento, Transportes e Dnit traga êxitos nesse sentindo.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra