domingo, 22 de novembro de 2020

Funcionário público que não comunicar crime poderá ter liberdade restrita

 

BSPF     -     22/11/2020


Tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2794/2020, de autoria da deputada Chris Tonietto – PSL/RJ. A proposta altera os Decretos-Lei 2.848, de 7 de Dezembro de 1940 – Código Penal e o 3.688, de 3 de outubro de 1941, no qual determina que o funcionário público que não comunicar às autoridades crime de ação pública de que tomou conhecimento no trabalho poderá ser punido por prevaricação, cuja pena é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Hoje, a omissão de comunicação de crime de ação pública é considerada contravenção penal, punível apenas com multa. 

Para a parlamentar, ao tornar crimes, vislumbra-se que a lei penal supra uma lacuna há muito existente em nosso ordenamento jurídico e que assim o tipo penal passe a atingir também aquele que tem por dever comunicar fato criminoso e, a despeito do comando legal imperativo, deixa de fazê-lo, situação essa que, por estar prevista na mencionada Lei das Contravenções Penais, acaba por não ter eficácia punitivo-repressiva, haja vista a sanção atualmente cabível ser tão somente de multa. 

A prevaricação está prevista no Código Penal, e ocorre quando o funcionário público, para satisfazer interesse próprio, atrasa ou deixa de praticar ato de sua responsabilidade. Ou ainda quando pratica ato de forma contrária ao que diz a lei. 

A matéria foi despachada para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania onde aguarda designação de relator. Em seguida será apreciada pelo Plenário da Casa. Vale ressaltar que em tempos de pandemia a matéria poderá seguir diretamente para o Plenário.

Fonte: Anasps Online


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra