quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Trabalho remoto será ampliado no serviço público após a pandemia do coronavírus


O Dia     -     14/01/2021


Treze órgãos federais decidiram oferecer o home office voluntário em suas estruturas, mas secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal da União aposta que haverá adesão maior

Além dos 13 órgãos federais que decidiram abrir a possibilidade do teletrabalho voluntário aos seus servidores de forma definitiva, a União espera uma adesão de mais instituições. Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart avalia que, passado o período de pandemia, haverá inclusive uma procura dos funcionários públicos por essa modalidade de trabalho, que pode ser por home office integral ou parcial.

À coluna, Lenhart disse que o cenário que se vislumbra é com esse modelo ganhando força: "Como é algo espontâneo, a gente não está perseguindo uma meta, mas pela conversa que temos tido com os órgãos, a expectativa é que, no ano de 2021, a gente tenha aumento expressivo do número de adesões".

Uma portaria da secretaria passou a vigorar em 1º de setembro de 2020, com as novas orientações para a implantação do trabalho remoto na Administração Pública Federal. As regras são padronizadas, e os ministérios e órgãos que decidirem adotar essa prática deverão seguir essa cartilha.

O secretário lembrou que a teve como objetivo dar mais autonomia para os órgãos aplicarem a modalidade de trabalho. "Não há ideia de obrigar os órgãos ou fazer qualquer ação nesse sentido, mas sim de estimulá-los para que utilizem isso no futuro mesmo quando a gente voltar à normalidade".

PRODUTIVIDADE É ACOMPANHADA

Ele destacou uma condição para a implementação do teletrabalho: "É que haja um...

Leia a íntegra em Trabalho remoto será ampliado no serviço público após a pandemia do coronavírus


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra