terça-feira, 19 de outubro de 2021

Lira: PEC 32 permanecerá na gaveta até que ocorra mobilização dos setores interessados em aprová-la

 

BSPF     -     19/10/2021


Segundo o jornal Valor Econômico, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), teria informado a interlocutores que a Reforma Administrativa permanecerá na gaveta até que ocorra a mobilização dos setores interessados em aprová-la — o que provavelmente ocorrerá apenas após as eleições de 2022. No site Que Estado Queremos?

Por um lado, o governo federal não estaria tão interessado na proposta, devido ao impacto eleitoral que geraria a aprovação da matéria na véspera do pleito presidencial; por outro, parte dos representantes do mercado tem feito duras críticas à proposta. 

Um dos motivos é que juízes e promotores foram excluídos do texto da PEC 32/20 sob o argumento de que seria inconstitucional tratar destas categorias pela via legislativa; no plenário, uma emenda que os incluísse teria grande apoio, mas a aprovação poderia aumentar as resistências à proposta no Senado Federal e ampliar as chances de judicialização

Outro tema que desagradou o mercado foi a incorporação na reforma de mudanças nas regras previdenciárias e pensões de policiais, que ocorreu após pressão da chamada bancada da bala. 

Paralelamente, sindicatos estão em atuação constante para pressionar os deputados e senadores a votarem contra a proposta. Essa articulação já fez com que muitos da base aliada do governo se comprometessem com a rejeição do texto, inclusive no PSL, sigla onde estão os aliados mais “ideológicos” do presidente Bolsonaro. 

A reforma foi aprovada pela comissão há 3 semanas, mas Lira praticamente não fez reuniões sobre o tema desde então, tendo preferido direcionar o debate na Câmara para temas de maior apelo popular: como a diminuição no preço da gasolina e do diesel e a resolução do impasse em torno dos precatórios para implementar um novo programa social.

Fonte: Agência DIAP


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra