segunda-feira, 15 de junho de 2009

Clube do Servidor será reaberto

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 15/06/2009

Depois de 12 anos fechado, o Clube do Servidor (foto) será reaberto. Embora a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) – atual responsável gestão do local – prefira manter o assunto sob sigilo e não dar informações, está prevista a assinatura do termo de cessão do clube para o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do DF (Sindjus) e para a Advocacia-Geral da União (AGU) ainda esta semana. O projeto arquitetônico do futuro espaço do servidor é assinado pelo arquiteto Toninho Alvetti, o mesmo autor do Teatro dos Bancários e do Clube da CEB. Pela proposta sob análise do Sindjus, Toninho traça linhas simples e modernas para os diversos espaços do clube. E no seu redesenho procura manter a harmonia entre o passado e o presente, no sentido de dar uma cara nova a certas edificações e conservar a base de características originais de alguns projetos anteriores, da década de 1960. “Vamos manter essa harmonia, sim, com intenção de preservar o clima do clube em outras fases e ao mesmo tempo vamos trabalhar certos espaços com total liberdade de criação”, explicou o arquiteto.
Espaço de lazer e entretenimentoNo caso da piscina, esta será substituída por um complexo de esportes aquáticos que abrigará piscina olímpica, com rampas de saltos, outra semiolímpica e piscina infantil. Pelo projeto, as mudanças deverão estar completamente harmonizadas com a natureza. O futuro Clube do Servidor terá salão de múltiplo uso; um hotel com alojamentos, salas de aula, auditórios e bibliotecas; restaurantes e bares; quadras poliesportivas; campos de futebol, sauna, churrasqueiras e parques infantis. Abrigará ainda teatro, cinema e outros espaços para debates culturais. “O Sindjus quer devolver aos servidores aquele espaço de lazer e entretenimento e resgatar a oferta cultural que já foram marcas do clube”, afirma Roberto Policarpo, coordenador-geral do Sindjus.
Local está totalmente abandonadoHoje, o que se vê no Clube do Servidor é o retrato do abandono. A estrutura se deteriora com o tempo e com a falta de manutenção. As infiltrações destroem o telhado do salão e da recepção. Sujeira, teias de aranha, vidros quebrados. A grama cresce até no piso da antiga quadra de esporte. Nas piscinas, azulejos quebrados e lixo. O salão do clube era conhecido por ter a melhor acústica do Distrito Federal. Foram realizados bailes de carnaval, de soul, charme, discoteca, competições de equipes de som, festas de casamento e de aniversário. Agora, está esquecido. Ao todo, 150 mil servidores poderão ser beneficiados com a reabertura do local, no Setor de Clubes Norte.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra