quarta-feira, 21 de março de 2012

Inválidos do funcionalismo vão ter benefício integral



Jornal Extra     -    21/03/2012





Os servidores públicos federais, estaduais e municipais aposentados por invalidez terão direito a benefícios integrais, com paridade com aqueles que estão na ativa. A proposta foi aprovada ontem, em sessão do Senado, modificando a Emenda Constitucional 41/2003, que determinava que todos que se aposentassem nessa condição a partir de 2004 poderiam ter seus vencimentos reduzidos.

A nova regra, que está na Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 5/2012, deverá ser cumprida em até 180 dias por todas as esferas governamentais, contados a partir da data de entrada em vigor.

 A senadora Marta Suplicy (PT-SP), que presidiu a votação, informou que a PEC vai ser promulgada em sessão solene do Congresso Nacional, a ser agendada para os próximos dias, antes de seguir para sanção da presidente Dilma.

Somente na União, a estimativa é que 30 mil servidores sejam beneficiados pelo texto. Apesar da correção, os aposentados não terão direto de receber pagamentos retroativos.

Iniciativa privada
Durante a votação em Brasília, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) defendeu a garantia de um benefício similar aos trabalhadores da iniciativa privada. Ele explicou que fará a apresentação de outra PEC com essa intenção, que poderá alterar as regras utilizadas pelo INSS atualmente.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra