segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Recadastramento dos servidores federais: veja a carta informando sobre o procedimento


Djalma Oliveira
Jornal Extra     -     11/02/2013





O governo federal já está enviando a seus 710 mil servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo uma correspondência informando sobre o recadastramento anual, que terá início no dia 1 de março. O documento, que a União chama de “carta de sensibilização”, é a primeira forma de divulgação direta sobre o censo.


A carta começa informando sobre o novo sistema unificado de atualização de dados e prova de vida. Essa responsabilidade, que antes era de cada órgão de lotação, agora ficará concentrada no Ministério do Planejamento.


A mensagem explica como o recadastramento será feito nas instituições financeiras (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Banco de Brasília), mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e do CPF, e avisa que cada servidor deverá comparecer somente no mês de seu aniversário.


Para que o funcionário se lembre do censo na data certa, novas correspondências serão enviadas no mês em questão. Em março, por exemplo, quando a atualização de dados tiver início, serão remetidas, segundo o Planejamento, cerca de 58 mil cartas para aqueles que terão que ir aos bancos naquele mesmo mês.


A correspondência, assinada pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, termina afirmando que “o recadastramento é anual e obrigatório”.


“Não se esqueça: ao provar que é você quem recebe o benefício, todo mundo sai ganhando. O objetivo do governo federal é garantir o correto pagamento do benefício”, informa o texto. A frase “o recadastramento é simples e rápido” é repetida duas vezes no comunicado que está sendo enviado pelos Correios ao funcionalismo federal. Quem não se recadastrar terá o pagamento suspenso pelo governo federal.


A partir do dia 17 deste mês, outras informações sobre o recadastramento poderão ser obtidas pelo site www.recadastramento.gov.br ou por meio do e-mail recadastramento@planejamento.gov.br.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra