terça-feira, 27 de outubro de 2009

PAINEL DO CLAD DEBATE DIREITO DE GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO

Sitio do Servidor Público

Brasília - 27/10/ 2009


Como conciliar o tratamento de conflitos nas relações de trabalho entre servidores públicos – entre eles a greve – com a necessidade do Estado brasileiro de cumprir seu papel de indutor do desenvolvimento econômico e prestador de serviços ao cidadão?

Esse é o desafio que será discutido amanhã em Salvador, às 15h30, no painel intitulado “A democratização das relações de trabalho na Administração Pública: desafios e perspectivas”. A apresentação integra o 14º Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), na sala Eça de Queiroz do Hotel Pestana-Rio Vermelho.


Atualmente, no Brasil, o trabalhador do serviço público tem assegurado pela Constituição de 1998 o direito à livre associação sindical e o instrumento da greve. No entanto, o direito de greve nunca foi regulamentado. A Carta Magna também é omissa quanto à possibilidade da negociação coletiva no setor público.


Coordenado pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, o tema terá como debatedores a secretária subregional da ISP – Internacional de Serviços Públicos no Brasil –, Mônica Valente; a advogada Maria Gabriela El Bayeh; o consultor do governo sueco Knut Rexed; e as assessoras da SRH/MP Valéria Porto e Marcela Tapajós.


AÇÕES ESTRATÉGICAS


O secretário-executivo-adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani, será o coordenador do Painel "Ações estratégicas e a capacidade do Estado de governar o futuro".

O tema também será apresentado amanhã em Salvador, na Sala Fernando Pessoa/3, das 15h30 às 17 horas, no Hotel Pestana.


O secretário fará a palestra "Os desafios relativos à implementação da Agenda Nacional de Gestão Pública: a importância do compromisso".


Também serão painelistas a ex-secretária-adjunta de Gestão do Ministério do Planejamento, Patrícia Audi, hoje diretora da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Jana Petaccia de Macedo, também da Secretaria de Assuntos Estratégicos, e José Celso Cardoso Júnior, técnico em Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra