Jornal do Brasil - 27/05/2010
De acordo com os líderes grevistas, a paralisação foi para pressionar o Ministério do Planejamento, que se reuniria com os servidores às 16h de ontem, em Brasília. Hoje, o parque reabrirá.
Os manifestantes interditaram a estrada das Paineiras, em Santa Teresa, a partir das 8h. A via é o único meio de acesso ao monumento desde as fortes chuvas do dia 5 de abril. Participam da paralisação do setor funcionários do Instituto Brasileiro do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente e do Serviço Florestal Brasileiro.
Os servidores querem o cumprimento dos acordos negociados junto ao governo federal nos últimos anos. A principal reivindicação é a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente. Eles também pedem percentuais sobre os salários para o trabalho em locais de difícil acesso e adicionais relativos ao risco de ataques de animais perigosos e ameaças de morte em fiscalizações.
No dia 12 de maio, os servidores já haviam impedido o acesso ao Cristo Redentor e a outros três parques nacionais no estado do Rio: Serra dos Órgãos, Itatiaia e Bocaina.