quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SLTI PROMOVE CURSO PARA AMPLIAR USO DO E-PING


Sítio do Servidor Público

Brasília - 01/09/2010



Servidores de órgãos públicos federais, estaduais e municipais que atuam na área de tecnologia da informação e gestão púbica e que tenham interesse em participar do curso "Interoperabilidade e Processos Públicos Institucionais", promovido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), têm até a próxima segunda-feira (6) para efetuar suas inscrições. Estão sendo oferecidas 250 vagas.

O objetivo é facilitar o uso de Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) pelos gestores e alinhar sua aplicação aos programas estratégicos de governo. Todas entidades públicas podem se beneficiar desse instrumento. "A interoperabilidade permite um fluxo contínuo de informações entre a esfera pública e a sociedade, o que resulta na prestação de melhores serviços aos cidadãos", diz a secretária Glória Guimarães.

Exemplos da aplicabilidade do e-PING, na prática, são a nota fiscal eletrônica e a certificação digital. O governo trabalha agora para ampliar essa lista de benefícios. Uma das ações já previstas é a simplificação na comprovação de documentos pelo cidadão em órgãos públicos.

Metodologia - Este é o primeiro curso de extensão nesta área oferecido pelo governo federal para difundir a implantação do e-PING no Brasil. A capacitação terá 120 horas e será realizada de 13 de setembro a 11 de dezembro. A iniciativa tem apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) e prevê a instalação de dez turmas.

As aulas serão ministradas por instrutores do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (Cead/UnB) e cada turma será acompanhada por um tutor. As informações serão repassadas pelo método virtual e em encontro presencial. Neste último caso, será obrigatória a participação dos inscritos no dia 11 de dezembro, em Brasília.

Serão debatidos temas como introdução e desafios da interoperabilidade, padrões e marco conceitual do e-PING e análises de casos. Os participantes vão conhecer, ainda, um panorama sobre diversos aspectos, conceituais e práticos, de uma estrutura de tecnologia e de processos que servem de suporte à melhoria da gestão pública. Alguns dos assuntos que poderão ser explorados pelas turmas são Carta de Serviços, Sistemas de Gestão Administrativa e Registro e Identificação Civil.

"A idéia, no final, é que os trabalhos a serem apresentados pelos gestores apontem soluções para possíveis problemas existentes em seus órgãos de origem e que possam melhorar a interface das atividades executadas em parceria com o governo federal", acrescenta a secretária.

De acordo com Glória Guimarães, a interoperabilidade entre serviços prestados pela administração pública de todos os níveis é uma das linhas de ação estratégica mais importante no desenvolvimento do governo eletrônico, sendo adotada, inclusive, em países mais desenvolvidos: "Por isso a inserção da interoperabilidade na esfera federal é indispensável, em especial nos projetos que ligam a administração a organizações, empresas e ao cidadão".

Para se inscrever no curso os interessados devem preencher um formulário, disponível no site www.cead.unb.br/mpog. Mais informações pelo e-mailsisp@planejamneto.gov.br.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra