sábado, 20 de novembro de 2010

EQUIPE DA SRH EXPLICA NO CLAD O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO EXECUTIVO FEDERAL


Sítio do Servidor Público

Brasília - 19/11/2010




A equipe da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) apresentou no 15º Congresso Internacional do Clad a sistemática de avaliação de desempenho, processo de fortalecimento e profissionalização da gestão de pessoas no serviço público.

O Clad, Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento, realiza todos os anos, desde 1996, o seu congresso internacional, destinado à troca de experiências e conhecimentos sobre diversos temas, entre eles a modernização da administração pública. O deste ano, em Santo Domingo, na República Dominicana, contou com a participação de 21 países.

O tema gestão de pessoas teve, além do enfoque teórico apresentado pela SRH/MP, embasando o novo conceito de "meritocracia", duas experiências práticas – uma mostrada pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e outra a cargo da Polícia Federal.

Na abertura do painel 74, o titular da Secretaria, Duvanier Paiva Ferreira, destacou que nesse modelo o foco é o resultado, isto é, a melhoria contínua do serviço público prestado à população.

A gestão de pessoas do governo brasileiro parte da premissa de que a alteração no modo de gerir pessoas, de forma que as dignifique, altera a produtividade dos servidores públicos", assegurou o secretário, ao apresentar o artigo "Gestão Democrática de pessoas: uma abordagem estratégica", em co-autoria com Maria Gabriela Moya Gannuny el Bayeh.

O painel apresentado pela equipe da SRH/MP fez parte de uma das seis áreas temáticas do 15º Congresso do Clad, aquela destinada a discutir "A profissionalização da função pública: serviço civil para fortalecer a capacidade do governo democrático na Iberoamérica".

A coordenadora-geral de Avaliação de Desempenho, Simone Velasco, conduziu a apresentação das experiências brasileiras, que englobaram o processo de regulamentação, implantação e os resultados do procedimento de avaliação de desempenho.

O modelo da nova Sistemática de Avaliação de Desempenho instituída em 2008 pela Lei 11.784/08 e regulamentada em março deste ano pelo Decreto 7.133/10 foi explicado pela diretora de Relações do Trabalho da SRH/MP, Marcela Tapajós. (leia mais aqui).

A implantação do modelo consiste na adoção de mecanismos como: 1) pactuação de metas entre servidor/equipe/instituição; 2) avaliação 360 graus (pela equipe, pela chefia e pelo próprio servidor); 3) implantação de uma Comissão de Acompanhamento da Avaliação de Desempenho, em cada órgão e entidade, com a participação de representantes indicados pela administração e pelos servidores; 4) criação, no âmbito do Ministério do Planejamento, do Comitê Gestor da Política de Avaliação de Desempenho, com participação paritária de representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e das entidades representativas dos servidores públicos; e 5) publicação dos resultados da avaliação de desempenho.

A diretora ressaltou, ainda, a valorização do servidor, que passa a ser sujeito ativo do processo de avaliação; a profissionalização dos serviços públicos; a avaliação de desempenho caracterizada como ferramenta de gestão; e a consolidação de valores como o diálogo e a transparência.

PRÁTICAS

A experiência da Esaf (ligada ao Ministério da Fazenda) na implantação de sua sistemática de avaliação de desempenho é semelhante à preconizada no Decreto 7.133/10, embora não siga o mesmo padrão.

O diretor de Administração, Paulo Mauger, relatou todo o desenvolvimento do processo, notadamente a partir de março de 2009, quando começou a implantação efetiva. Segundo mostrou, por se tratar de uma escola de governo, entre os desafios que teve de superar estavam desde a previsão legal, até o desenvolvimento de um modelo adaptado às características do órgão, além da própria divulgação e implementação.

No Departamento de Polícia Federal, a experiência de implantação desse novo modelo já vem ocorrendo nos últimos três anos e persegue uma meta maior: o sistema de gestão por competências, onde o foco é o da visão do futuro da organização. Abrange não apenas o corpo dos servidores integrantes da carreira policial, mas os da área administrativa, num total de mais de 14 mil pessoas.

Conforme a apresentação feita por Joaquim Mesquita, diretor de Gestão de Pessoal, a expectativa é que o novo sistema de avaliação de desempenho baseado em competências permita gradativamente o desenvolvimento de programas de treinamento e desenvolvimento para os cargos gerenciais, técnicos e de suporte para as necessidades futuras da instituição.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra