sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PORTARIA DA SRH OFICIALIZA O PROGRAMA DE MULTIPLICADORES EM GESTÃO DE PESSOAS


Sítio do Servidor  Público
Brasília    -     14/01/2011


A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) publicou na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União a portaria de número 102, que oficializa o Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas, criado em 2008, quando a SRH, como responsável pela capacitação de servidores para operar as ferramentas e sistemas de gestão de pessoas do Sistema de Pessoal Civil da União (Sipec), constatou que não tinha técnicos em número suficiente para atender à demanda.
A portaria institui o Programa de Multiplicadores no âmbito da Administração Pública Federal, Autárquica e Fundacional. Seus objetivos são: atender de forma ágil e otimização de recursos, as demandas de capacitação do desenvolvimento de competências requeridas ao pleno desempenho nas ferramentas e processos de gestão de pessoas; valorizar e disseminar o conhecimento e as experiências dos servidores; estimular o compartilhamento de conhecimento; apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas instituições mediante a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes de servidores públicos federais; e formar instrutores em gestão de pessoas capazes de atender à demanda de capacitação operacional dos servidores da Administração Pública Federal.
O Programa é dividido em dois eixos. O primeiro tem a finalidade de formar multiplicadores e atuar na formação continuada dos multiplicadores já certificados, sendo destinados aos servidores que já possuem experiência em um determinado sistema ou processo de gestão de pessoas.
O segundo eixo consiste na criação de uma Rede de Multiplicadores para atender às demandas de capacitação operacional de servidores na utilização desses sistemas e processo de gestão de pessoas.
Esses servidores serão certificados para atender às demandas de capacitação operacional dos órgãos integrantes do Sipec, o Sistema de Pessoal Civil da União, disseminando nos seus estados de origem o treinamento e os conhecimentos técnicos adquiridos.
Após dar início à formação de servidores, o programa começou a se consolidar no final do ano passado, com a integração do segundo eixo, a formação da rede de multiplicadores.
O Programa atualmente desenvolve ações destinadas a oito módulos: extrator de dados; legislação de pessoas e benefícios de seguridade social; legislação, provimento, vacância, direitos, vantagens e movimentação de pessoas; sistema de aposentadoria e pensões; Siape Folha; Siape Cadastro;Sistema Integrado de Cadastro de Ações Judiciais; Saúde, Seguridade e Benefícios. Até o final de 2011, serão desenvolvidos mais três módulos – Gestão da Capacitação por Competências, Avaliação de Desempenho por Competência e Gestão Estratégica de Pessoas.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra