domingo, 15 de maio de 2011

Um comissionado para cada dois servidores


Cristiane Bonfanti 

Blog do  Servidor Público/CB     -     15/05/2011





Hoje, dia em que são aplicadas as provas para 1,1 milhão de candidatos ao concurso dos Correios em todo o Brasil, leio em O Globo matéria da repórter Geralda Doca segundo a qual, na estatal, há um funcionário comissionado (em cargo de chefia) para cada dois servidores. 

Segundo o texto, dos 107,8 mil funcionários do quadro, 51,9 mil têm funções - "uma distorção em comparação à quantidade de servidores do Executivo, no qual exercem cargos de confiança 21,8 mil de um total de 567,8 mil. Ou seja, um chefe para cada 27 subordinados". "Em meio a divergências internas, os Correios farão concurso público para contratar 9 mil funcionários, mas têm exatamente a mesma quantidade em licença-médica, além de 4,5 mil aposentados por invalidez. Há 47 ações na Justiça do Trabalho contra a empresa, sendo a maioria por descumprimento da legislação", relata a repórter.

Vale ressaltar que, mesmo com todos os problemas listados na reportagem, os Correios estão realizando o concurso hoje com quase dois anos de atraso. O primeiro edital, lançado no fim de 2009, passou por uma série de problemas, inclusive a contestação da escolha, sem licitação, da primeira banca organizadora, a Fundação Cesgranrio. O processo foi suspenso e o atual é organizado pelo Cespe/UnB. Hoje, no fim do dia, o centro divulgará o número de abstenções.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra