Blog do Servidor Público Federal - 30/06/2011
Representantes dos servidores da Defensoria Pública da União (DPU) realizaram um encontro nacional do setor nesta terça-feira, 28, na sede da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal). A categoria levantou uma série de demandas do setor que serão encaminhadas pela Condsef ao Ministério do Planejamento. O objetivo é buscar uma reunião no ministério para tratar a pauta específica do setor. Entre as demandas levantadas no encontro foi apontada a necessidade de lutar pelo cumprimento de parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) que determina a realização de concursos públicos para evitar sobrecarga de trabalho dos defensores federais. Entre as bandeiras de luta eleitas está também a criação de uma carreira específica dos servidores do quadro de apoio da DPU.
Os servidores querem ainda o fim do desvio de funções e o fim das terceirizações no setor. Além disso, os trabalhadores buscam a normatização de permuta e remoção na DPU e querem o avanço no debate sobre a regulamentação de 6 horas semanais nas unidades da defensoria. Além de uma reunião no Planejamento a Condsef também vai buscar um encontro entre servidores do DPU e o novo Defensor Público-Geral da União, José Rômulo Plácido Sales.
Na reunião os servidores querem pautar a implantação de um programa de Segurança e Saúde do Trabalhador com criação de uma comissão de trabalhadores. Os trabalhadores vão buscar ainda participação no planejamento estratégico da DPU e nas eleições que definem o Defensor Público-Geral da União e os defensores chefes de cada unidade.
Fonte: Condsef