Agência Senado - 06/07/2011
Em nome de seu partido, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) pediu à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que atendam às reivindicações dos técnicos das universidades brasileiras, em greve desde o início do mês passado. Os servidores reivindicam o cumprimento do plano de carreira negociado em 2004, que resultou na Lei 11.091/05.
De acordo com a parlamentar, o governo alegou falta de recursos para implementar a tabela de vencimentos pactuada, além de descumprir outros pontos do acordo. Houve novas negociações e uma greve em 2007, mas as reivindicações ainda não foram atendidas.
A parlamentar afirmou que desde maio os trabalhadores vêm pedindo o atendimento dos acordos estabelecidos em greves anteriores. Ela pediu que o governo federal "troque a postura do abandono pela reconstituição do que é um patrimônio do povo brasileiro".
- O sucateamento das universidades brasileiras, como também do serviço público em geral, tem deixado a humilhação e o desconforto de se ter que buscar esforços pessoais para dar um atendimento digno ao povo brasileiro - afirmou a senadora, em pronunciamento nesta quarta-feira (6).
Marinor Brito criticou o governo por encaminhar ao exame do Congresso Nacional um novo Plano Nacional de Educação sem sequer fazer um balanço do plano anterior, para saber quais metas não foram cumpridas. O novo Plano vai viger pelos próximos dez anos.