Sítio do Servidor Público - 26/08/2011
Brasília – Criada pelo Ministério do Planejamento em junho passado, no âmbito da Secretaria de Recursos Humanos (SRH/MP), a Rede de Desenvolvimento de Pessoas encerrou hoje, em Belo Horizonte, a primeira reunião regional, com 30 órgãos e entidades do sistema Sipec.
A rede é formada por servidores dos órgãos federais integrantes do Sipec. Tem como objetivo colaborar no monitoramento da implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal – PNDP, e subsidiar o Comitê Gestor da PNDP.
Essa política é um conjunto de diretrizes e ações de caráter permanente, instituída em 2006, por decreto do presidente Lula (5.707/06). Entre os mecanismos para sua consecução está a elaboração, todos os anos, por cada um dos 187 órgãos do Sipec, de um plano de capacitação de servidores. Para ajudar na construção dessa política, foi criada a Rede de Desenvolvimento de Pessoas.
Na reunião de dois dias encerrada hoje na Universidade Federal de Minas Gerais, conforme explica a coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoas da SRH/MP, Maria Júlia Pantoja, "se buscou caracterizar e operacionalizar formas de atuação da Rede, e fazer a construção coletiva, pelos agentes de desenvolvimento, do programa do 2° Encontro Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, em novembro".
Os órgãos do Sipec selecionados para a Rede, presentes à reunião, são estes.