quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Aprovados mais 1.293 cargos para o Itamaraty



Agência Senado     -     08/12/2011





A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, na manhã desta quinta-feira (8), projeto encaminhado pelo Palácio do Planalto criando 400 novos cargos na carreira de Diplomata.O mesmo texto (PLC 122/11) amplia em 893 cargos o quadro de oficiais de chancelaria.

O projeto determina que o preenchimento dos cargos se dará de forma gradual, mediante autorização do Ministério do Planejamento e observada a disponibilidade orçamentária do governo. Aprovado na Câmara, o texto ainda vai ao exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e depois ao Plenário da Casa.

Na exposição de motivos enviada pelo governo, a alegação é de que, entre missões diplomáticas permanentes, repartições consulares e delegações, já existem 223 representações diplomáticas brasileiras em todo o mundo. A ampliação dos cargos se explica, segundo o Executivo, pelas extraordinárias transformações em curso no cenário internacional, que apresentam complexos desafios à política externa brasileira.

Ao propor a aprovação da matéria, o relator Gim Argello (PTB-DF) apontou a crescente importância internacional do Brasil, afirmando que isso requer atuação mais intensa em áreas como integração sul-americana, aproximação com os países africanos e relações com as grandes potências, de forma a melhor proteger interesses estratégicos.

- Ademais, conforme assinala a exposição de motivos, cabe também ao Ministério das Relações Exteriores prestar a devida assistência à comunidade de cerca de quatro milhões de brasileiros que vivem no exterior - disse ainda o relator.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra