Blog do Noblat
- 11/12/2011
Felipe Recondo, O Estado de S. Paulo
Donos dos maiores salários do serviço público, magistrados
espalhados por tribunais Brasil afora aumentam os vencimentos com benefícios
que, muitas vezes, elevam os rendimentos brutos a mais de R$ 50 mil mensais.
Levantamento feito pelo Estado nas últimas semanas adianta o
que uma força-tarefa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) busca identificar
nas folhas de pagamentos de alguns Estados do País.
A radiografia da folha dos tribunais revela centenas de
casos de desembargadores que receberam nos últimos meses mais que os R$ 26,7
mil estabelecidos como teto - o salário de um ministro do Supremo Tribunal
Federal.
Em setembro deste ano, por exemplo, 120 desembargadores
receberam mais do que R$ 40 mil e 23 mais de R$ 50 mil. Um deles ganhou R$
642.962,66; outro recebeu R$ 81.796,65.
Há ainda dezenas de contracheques superiores a R$ 80 mil e
casos em que os valores superam R$ 100 mil. Em maio de 2010, a remuneração
bruta de 112 desembargadores superou os R$ 100 mil. Nove receberam mais de R$
150 mil.