terça-feira, 15 de maio de 2012

Servidor federal vai receber aumento de até 31% mais cedo por meio de medida provisória



Djalma Oliveira
Jornal Extra     -     15/05/2012





A Medida Provisória (MP) 568/2012, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, vai possibilitar que cerca de 937 mil servidores federais recebam mais rápido aumentos salariais de até 31%. 

Essas melhorias estão previstas desde agosto do ano passado, quando o governo federal enviou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2.203/2011. No entanto, a matéria até agora não foi votada e o governo resolveu editar uma medida provisória para agilizar o pagamento, pois a MP, mesmo tendo que passar pelo Congresso Nacional, entra em vigor assim que é publicada, possibilitando o repasse.

A demora era tão grande que chegou a gerar passivos para os cerca de 140 mil professores de universidades e colégios federais, que ainda não receberam os novos salários, prometidos para o contracheque referente a março. Com a medida provisória, assinada pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o governo estima pagar esses três meses de retroativos, em parcela única, no salário relativo a junho, que sai no início de julho. De acordo com o Ministério do Planejamento, o magistério federal é a única categoria que está com o aumento em atraso.

Para os demais setores, que, de acordo com a medida provisória, têm reajustes programados para o salário de julho, que sai em agosto, essa previsão de repasse está mantida. O dinheiro para o reajuste — cerca de R$ 1,5 bilhão — está reservado no Orçamento.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) vai analisar o conteúdo da MP 568/2012. O objetivo é verificar se problemas encontrados pela entidade no primeiro projeto de lei foram corrigidos no texto da medida provisória.

Clique aqui para ver o texto completo da Medida Provisória 568/2012, com as tabelas salariais de todas as categorias contempladas. 


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra