terça-feira, 10 de julho de 2012

Atestado médico de servidor será conferido durante greve



Alessandra  Horto
O DIA     -     10/07/2012




Rio -  O governo federal vai fechar o cerco contra os servidores que apresentarem atestado médico para justificar a sua falta durante o período de greve. A medida tem como objetivo evitar que alguns funcionários, que aderiram à paralisação, utilizem o documento de forma indevida para evitar o desconto no salário.

O governo informou que, atualmente, os servidores são avaliados por uma junta médica quando apresentam atestado. A equipe avalia se há indícios de irregularidades e, caso fique comprovado que o servidor apresentou documento falso, pode responder criminalmente pelo fato.

O Planejamento orientou, na última sexta-feira, que os órgãos cortem o ponto do servidor que não justificar a sua ausência no período de greve, inclusive dos professores das universidades. O desconto pode ser efetuado já a partir deste mês, mas cada setor do Executivo tem autonomia para decidir quando vai aplicar a punição.O Planejamento também informou que o corte de ponto pode integrar a negociação com a classe. Pode-se, por exemplo, acordar a reposição dos dias não trabalhados.

Avaliação da greve

O Ministério do Planejamento também vai verificar se os sindicatos cumprem com as regras previstas na Lei 7.783/89 (Lei de Greve). O texto prevê, entre outras normas, a garantia mínima de servidor trabalhando em serviços ou atividades essenciais. O quantitativo será de acordo com decisão entre as representações e os órgãos.

Reunião sem acordo

Nem mesmo o anúncio do corte fez o governo avançar nas negociações com a Condsef e o Sindsep. A reunião realizada ontem entre o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, e as lideranças do movimento terminou sem acordo e a greve continua. O próximo encontro está marcado para o dia 16.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra