sábado, 26 de outubro de 2013

Ouvidoria do Servidor


BSPF     -     26/10/2013




Brasília – No dia 28 de outubro de 2003, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou a seguinte mensagem aos servidores:

"Ao tomar posse, deixei claro que sou o primeiro servidor público do meu país (...). Aproveito este dia especial para anunciar o lançamento da Ouvidoria do Servidor, um canal aberto e direto de comunicação com o Governo Federal, onde podemos encaminhar nossas sugestões, elogios, críticas e reclamações, ajudando a contribuir para a transparência, a ética e a melhoria contínua dos serviços públicos”.

Ao final da tarde daquele primeiro dia, haviam sido registradas cerca de 40 mensagens no site www.ouvidoriadoservidor.gov.br. Hoje, às vésperas de completar 10 anos, são mais de 48 mil, com uma média de 4.800 mensagens anualmente.

“Atendemos de tudo, a Ouvidoria é mais do que um canal do servidor, é, também, um canal do cidadão brasileiro”, afirma, nesta entrevista ao Portal do Servidor, a titular do órgão, Cláudia Couto.

Tanto é do cidadão que o tipo de atendimento mais solicitado no sistema durante o primeiro semestre deste ano corresponde a “Assuntos sem classificação na Lei 8.112/90” – o Estatuto do Servidor. Ou seja, são demandas que nada têm a ver com a vida funcional do servidor, nem com as políticas desenvolvidas especificamente pela Pasta.

“Tem a história de um cidadão que recorreu à Ouvidoria porque queria assistir em seu estado, pela televisão, aos jogos de seu time preferido”, conta Cláudia Couto. “Então ele reclamou à Ouvidoria: ‘Gostaria de saber por que só o campeonato carioca é transmitido pela televisão. Por que os outros estados não têm esse direito?’”.

Esse tipo de demanda, fora do escopo do estatuto do servidor, teve o maior número de mensagens, no primeiro semestre de 2013. Mas isso não quer dizer que o servidor não se preocupa com sua vida funcional ou com suas relações de trabalho. Muitos são os casos em...



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