BSPF - 26/10/2013
Brasília – No dia 28 de outubro de 2003, o então presidente
Luiz Inácio Lula da Silva enviou a seguinte mensagem aos servidores:
"Ao tomar posse, deixei claro que sou o primeiro
servidor público do meu país (...). Aproveito este dia especial para anunciar o
lançamento da Ouvidoria do Servidor, um canal aberto e direto de comunicação
com o Governo Federal, onde podemos encaminhar nossas sugestões, elogios,
críticas e reclamações, ajudando a contribuir para a transparência, a ética e a
melhoria contínua dos serviços públicos”.
Ao final da tarde daquele primeiro dia, haviam sido
registradas cerca de 40 mensagens no site www.ouvidoriadoservidor.gov.br. Hoje,
às vésperas de completar 10 anos, são mais de 48 mil, com uma média de 4.800
mensagens anualmente.
“Atendemos de tudo, a Ouvidoria é mais do que um canal do
servidor, é, também, um canal do cidadão brasileiro”, afirma, nesta entrevista
ao Portal do Servidor, a titular do órgão, Cláudia Couto.
Tanto é do cidadão que o tipo de atendimento mais solicitado
no sistema durante o primeiro semestre deste ano corresponde a “Assuntos sem
classificação na Lei 8.112/90” – o Estatuto do Servidor. Ou seja, são demandas
que nada têm a ver com a vida funcional do servidor, nem com as políticas
desenvolvidas especificamente pela Pasta.
“Tem a história de um cidadão que recorreu à Ouvidoria
porque queria assistir em seu estado, pela televisão, aos jogos de seu time
preferido”, conta Cláudia Couto. “Então ele reclamou à Ouvidoria: ‘Gostaria de
saber por que só o campeonato carioca é transmitido pela televisão. Por que os
outros estados não têm esse direito?’”.
Esse tipo de demanda, fora do escopo do estatuto do
servidor, teve o maior número de mensagens, no primeiro semestre de 2013. Mas
isso não quer dizer que o servidor não se preocupa com sua vida funcional ou
com suas relações de trabalho. Muitos são os casos em...
Leia a íntegra em "A Ouvidoria é mais do que um canal do servidor, é, também, um canal do cidadão brasileiro"
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