sexta-feira, 13 de junho de 2014

IBGE: Primeira conquista durante a greve


ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     13/06/2014




A direção do IBGE e do sindicato da categoria acertaram o primeiro acordo desde o início da paralisação dos servidores do instituto, em 26 de maio

Rio - A direção do IBGE e do sindicato da categoria acertaram o primeiro acordo desde o início da paralisação dos servidores do instituto, em 26 de maio. Está agendada para os próximos dias uma reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento. A proposta é discutir um dos temas da pauta, que trata a equiparação dos salários no patamar das carreiras do ciclo de gestão (Banco Central, Ipea, CVM e Susep).

Atualmente, a remuneração inicial dos servidores do IBGE é R$ 7.393,95 — Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, sem Retribuição por Titulação, de Nível Superior. Já o salário inicial de um analista das carreiras do ciclo de gestão, de Nível Superior, é R$ 14.275,64.

Apesar do avanço, não houve sinalização do governo em discutir os demais pontos da pauta emergencial, como os que tratam sobre os temporários e a abertura de novos concursos públicos.

Segundo os dirigentes, a presidência do IBGE teria negado que os funcionários temporários exerçam as mesmas funções que os servidores estatutários. Sobre a ação do IBGE no Superior Tribunal de Justiça, a justificativa é que a medida tem relação com a essencialidade do trabalho do instituto. A greve continua por tempo indeterminado.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra