BSPF - 18/09/2014
Infelizmente não há uma fórmula pronta que possa corrigir as
falhas operacionais no serviço público brasileiro. Mas é importante frisar que,
embora sejam mais comuns do que deveriam, essas falhas não ocorrem em todos os
órgãos
Uma das maiores problemáticas pertencentes ao serviço
público é a estrutura de gestão. Por mais que a insatisfação do servidor parta
justamente da sua dificuldade em se adaptar a um formato de trabalho tão
diferente da iniciativa privada, muitas vezes são as situações encontradas pelo
caminho que mais desmotivam este profissional. E a gestão costuma ser uma parte
bem delicada nas instituições públicas.
O despreparo da chefia
É claro que não é uma regra geral, mas existem diversos
casos de chefes despreparados no serviço público, e a ineficiência destes
serviços muitas vezes deriva deste fato. Como muitos destes são cargos
comissionados, de confiança, em geral cabe a um político eleito escolher um
profissional para ocupar a vaga. Na base do “quem indica”, não são raros os
casos nos quais os escolhidos não têm experiência na área, nem mesmo a mínima
aptidão para lidar com a administração de um serviço público.
A cultura organizacional adotada em administrações públicas
brasileiras é geralmente muito diferente daquela presente nas empresas privadas
em geral, e alguns fatores que ocorrem apenas na iniciativa pública contribuem
negativamente para o comportamento dos servidores como um todo. Um dos maiores
problemas é a alta rotatividade de chefias, no caso de órgãos que trocam os
profissionais de acordo com a mudança de governo. Isto impossibilita a execução
de planejamentos estratégicos organizacionais a longo prazo e a continuidade de
políticas públicas.
Conflitos interpessoais nos órgãos governamentais
Justamente por mudar muito rapidamente quem ocupa a vaga, o
desenvolvimento profissional dos gestores não é uma prioridade nos órgãos
públicos. E isso acarreta um problema ainda maior: em geral os concursos
públicos são muito concorridos, e os profissionais concursados são muito bem
preparados. Quando você se depara com uma situação hierárquica na qual o
superior é indicado politicamente e possui muito menos conhecimento de causa da
área do que os subordinados, há um conflito interpessoal. Esse tipo de situação
atrapalha o trabalho de todo o órgão, pois em geral as ações são
interdependentes.
Infelizmente não há uma fórmula pronta que possa corrigir as
falhas operacionais do sistema de serviço público brasileiro. Mas de qualquer
forma é importante frisar que, embora sejam mais comuns do que deveriam, essas
falhas não ocorrem inevitavelmente em todos os órgãos. Há organizações públicas
que funcionam muito bem. E,além disso, profissionais indicados também podem
estar muito bem preparados para exercerem a função que lhes é exigida. O
importante, de fato, é levantar a questão da necessidade de um aprimoramento na
escolha desses profissionais destinados à gestão. Afinal, por mais que a
nomeação seja por indicação, é preciso deixar o poder nas mãos de alguém que
sabe o que faz.
Fonte: Revista Amanhã (Bernt Entschev)