terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Servidores buscarão reajuste de 27,3%


BSPF     -     03/02/2015




Centenas de servidores federais, dos três Poderes e do MPU, reuniram-se em Brasília no último fim de semana para definir a pauta unificada da campanha salarial de 2015.

Encerrados a quase totalidade dos acordos de 2012, uma nova reposição salarial se mostra necessária e, desta vez, o pleito incorporará um ganho real de 2%.

A delegação do Sinal, composta por 17 dirigentes da diretoria executiva e de oito regionais, apresentou seus cálculos baseados no corrosômetro atualizado: seriam mais de 25% de defasagem salarial em relação ao IPC-A acumulado desde julho de 2008, acrescidos da expectativa de inflação até meados de 2016 e 2% de ganho real.

A maioria, no entanto, entendeu oportuno buscar, em conjunto, compensar a defasagem salarial calculada desde julho de 2010, mês de pagamento da última parcela do grande acordo de 2008.

O Fórum dos Servidores Públicos Federais definiu oito eixos principais para a campanha:

a)      Índice linear de 27,3%;
b)      Política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias;
c)      Data-base em 1º de maio;
d)      Direito à negociação coletiva (convenção 151 OIT);
e)      Paridade salarial entre ativos e aposentados;
f)       Aprovação imediata dos projetos de interesse dos servidores;
g)      Retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores; e
h)      Isonomia salarial e de todos os benefícios entre os três poderes.

Além disso, escolheu outras pautas de interesse comum dos servidores e conduzirá uma série de campanhas de abrangência geral de todos os trabalhadores e da sociedade; expressou, também, sua preocupação ante a conjuntura atual, de cortes de direitos e ajuste fiscal. E para melhorar a prestação dos serviços públicos e conquistar sua justa retribuição remuneratória neste momento adverso, o Fórum apresenta aos servidores públicos federais o seguinte calendário de mobilização:

02/02: Entrega da Carta aos Parlamentares;

25/02: Ato de lançamento da campanha salarial 2015 no MPOG (Bloco K), com concentração às 9h / Dia Nacional de luta com atos, assembleias e paralisações nos estados;

06/03: Ato nacional no Rio de Janeiro e nos estados contra a privatização do SUS e a EBSERH;
Março: Jornada de Luta nos estados, com discussão sobre indicativo de greve;

07, 08 e 09 de abril: Jornada nacional de Lutas, em Brasília, com discussão sobre indicativo de greve dos Servidores Públicos Federais.

Creditada a última parcela do reajuste concedido no 1º governo Dilma, urge a participação de todos na campanha salarial unificada de 2015!

Fonte: Sinal


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra