BSPF - 23/02/2015
O Superior Tribunal Militar implantou um novo conjunto de
regras para a movimentação interna de servidores efetivos do seu quadro de
pessoal. A partir de agora, um concurso poderá ser realizado para a mudança de
lotação de servidores com o objetivo de identificar, dentre os interessados,
aquele com perfil mais adequado às habilidades e aos requisitos exigidos para a
vaga disponível. O provimento das vagas decorrente de remoção das auditorias ou
da convocação por concurso público será feito após as eventuais mudanças
internas de lotação.
A ideia partiu de uma sugestão da Seção de Psicologia e
Serviço Social (SEPSO) que motivou a Diretoria de Pessoal a buscar soluções
para aprimorar a seleção interna. Segundo a supervisora da SEPSO, Julia Maria
Teodoro, a iniciativa foi idealizada em 2013 pela Comissão de Qualidade de Vida
que identificou, a partir de depoimentos de servidores, uma insatisfação com a
forma de mudança de setor que não proporcionava a autonomia desejada tanto pelo
servidor interessado quanto pelo supervisor no processo de escolha.
Foi então que a Seção de Seleção e Gestão de Desempenho
(SEGED) pesquisou sobre o tema e, em parceria com a Assessoria Jurídica da
Diretoria-Geral, elaborou a nova proposta de regulamentação. Segundo o texto do
ato normativo, o Concurso de Movimentação Interna dará aos gestores a
possibilidade de selecionar, no âmbito da secretaria do STM, servidores
interessados em exercer atividades de sua área. “Já os servidores passarão a
ter a oportunidade de buscar novos desafios em áreas que tenham afinidade,
experiência ou interesse profissional, o que representa um importante fator
motivacional”, explica Carolina Pereira de Araújo, supervisora da SEGED.
Para o servidor Eduardo Ribeiro Vasconcelos (SEPSO), que
também trabalhou no projeto de reformulação, o concurso permitirá à instituição
acompanhar a evolução dos servidores que poderão ser mais bem aproveitados
quanto a novas formações e habilidades adquiridas durante a carreira.
Como funcionará o concurso? - A solicitação de seleção
interna deverá ser encaminhada formalmente pela unidade administrativa
interessada à Diretoria de Pessoal, devendo conter as informações referentes à
vaga.
O processo seletivo consistirá em análise curricular e
entrevista, podendo conter ainda dinâmicas de grupo, testes específicos,
avaliação de perfil psicológico, dentre outros. Em caso de solicitação, por
parte do gestor interessado, será constituída uma Comissão de Seleção Interna,
formada por um membro da SEPSO e um da COGEP, que realizará visita técnica à
unidade de lotação para colher informações do titular relativas ao perfil e
qualificações desejáveis para a vaga.
Esta Comissão irá auxiliar o gestor a valorar as
qualificações desejáveis para a vaga e elaborar um parecer com a definição do
perfil mais adequado às necessidades da unidade. Feito isto, será divulgado um
edital com o perfil desejado para a vaga, o que não impede a inscrição de
qualquer servidor efetivo que ocupe o cargo compatível, a concorrer.
O formulário de inscrição deverá ter a ciência da chefia da
atual lotação do interessado e deverá ser encaminhado à DIPES, juntamente com o
currículo, conforme modelos que serão disponibilizados na intranet.
Findo o prazo de inscrição previsto no edital, os 3 (três)
candidatos com maior pontuação, de acordo com a ponderação curricular atribuída
pela área detentora da vaga, serão encaminhados para a entrevista com o gestor.
Os candidatos inscritos no processo seletivo para a mudança
de lotação serão classificados conforme somatório que será calculado de acordo
com a pontuação curricular, que vale 60% do total da nota, e a pontuação obtida
na entrevista com o gestor, que vale 40%.
Fonte: Assessoria de Imprensa do STM